sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Apresentação do Professor Doutor Paulo Freitas

No decorrer da actualização do nosso blog, foi-nos proposto fazer uma pequena apresentação sobre o Professor Doutor Paulo Freitas, devido a termos realizado uma carta para o mesmo a solicitar uma reunião de forma a realizar um questionário.
Assim, aqui está uma pequena apresentação:

Paulo Freitas licenciou-se em Física na Universidade do Porto e doutorou-se também em
Física na CMU – Carnegie Mellon University, EUA (1986). É Director do INESC MN –
Microsistemas e Nanotecnologias desde que esta instituição científica foi criada no ano 2000, como evolução do Grupo de Tecnologia do Estado Sólido do INESC que sempre dirigiu desde a fundação em 1990. Integra a Comissão Instaladora do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia desde 2007. É Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico desde 2003, onde preside ao departamento de Física desde 2006. Foi Post Doctoral Fellow no IBM Watson Research Center, Yorktown Heights, New York, USA em 1986-87. Recebeu os prémios e as menções seguintes: Prémio da Fundação Calouste Gulbenkian na área de Nanotecnologia, como orientador científico de H. Ferreira (2004), Prémio Excelência, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2005-2006), 2º Finalista do Prémio Descartes para Investigação 2007, atribuído pela Comissão Europeia, Distinguished Lecturer of the IEEE – Institute of Electrical and Electronic Engineers, USA (2008). O seu trabalho de investigação é em transporte com polarização de spin, dispositivos magnetoresistivos, junções de efeito de túnel dependentes do spin, MRAMS, cabeças de leitura para gravação magnética de alta densidade, biochips magnetoresistivos e bioelectrónica, micro e nano fabricação. É autor de mais de 250 artigos científicos e de uma patente de um dispositivo bioelectrónico. Orientou 9 estudantes de doutoramento.

http://www.umic.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2795&Itemid=212/



Este grupo escolheu consultar o senhor doutor Paulo Freitas devido ao seu vasto conhecimento no tema que vamos desenvolver. Deste modo, poderá ajudar-nos a compreender a matéria em questão.

Sem comentários: